Skip to main content

Da menor insanitas, a saudade

É de bom tom elogiar a originalidade portuguesa, mas por acaso faz-me mais sentido o anglo-saxónico miss you ou home sick. Faltar-nos uma coisa ou estarmos doentes pela falta dela é bem apropriado. Seja como for, a emoção em causa é  reconhecida por todos.


Tecnicamente, a saudade parece  irracional. O 'Oneill explicava:

 Chorar encostada a uma saudade
 bem maior do que eu,
Que não fosse esta tristeza
Absurda de cada dia

Curioso é que é das emoções que vejo mais vezes racionalizadas. Aliás,  há crimes  em nome do ciúme, do amor  e do ódio, raramente  por causa da saudade.  Habituamo-nos à ausência do outro, temporária ou definitiva (  também, mas não só, sob  a forma do luto).  A racionalidade  é assinalada através do reconhecimento da impotência, o que, como sabemos, é sintoma de saúde mental evitando identificações a Napoleão.

A tristeza absurda  de cada dia é estribada numa  emoção suportável e também  é muito racional e saudável. Assumindo o absurdo da tristeza, ela torna-se digerível como um dente que caiu ou uma tendinite que não passa.

   

Comments

Popular posts from this blog

Fake news total: Kennedy e o Vietname

Mc Namara, um burocrata, ia a Saigão ver o que os generais queriam. Kennedy, que, é verdade, anos antes tinha escrito coisas muito acertadas sobre o papel dos EUA na Indochina - na prática nenhum - deixou-se ir. E deixou-se ir quando teve uma boa oportunidade de ir embora. O regime de Diem era só um grau abaixo do de Hanói em crueldade, o que era  pouco, e vários graus acima em corrupção, o que era muito.  O presidente  americano  sustentou-o. Depois engendrou, enfadado, pouco antes de morrer ( Novembro de 1963), o golpe que  Cabot Lodge  levou a cabo contra Diem e o irmão.  Acabaram mortos num blindado que os deveria levar a uma safe-house.  O medo de perder, internamente,  a face no confronto com os comunistas foi mais forte do que as suas anteriores convicções.   Jonhson herda o berbicacho  para deleite dos novos homens fortes de Hanói, Le Duan e Le Duc Tho, uma vez que  Ho Chi Min já estava na pré-reforma: agora era...

After eight

Depois da excitação sasonal, o assunto da morte de mulheres vai voltar ao remanso. Quando publiquei o livro pude estender o lençol , mas o registo pseudo-literário evitou algumas notas. Agora posso pôr a colcha. Na minha actividade profissional encontro amiúde o início do processo. Mais: encontro até processos que não chegam a ser. Duas correntes: a necessidade assumida que muitas mulheres  têm hoje de uma vida amorosa plena e a estupidificação dos maridos/companheiros/namorados diante dessa necessidade. Se a esmagadora maioria da violência sobre  elas  tem a ver com ciúme  e posse, temos de examinar a evolução das relações amorosas. O João foca-se aqui na saudade dos velhos mecanismos da solidariedade mecânica, como Durkheim a definiu, mas eles morreram bem antes do surto actual. Falando simples: se elas amochassem como amochavam há 40 anos ( não é preciso ir à sociologia do século XIX), muitos destes crimes não ocorriam hoje. A posse, a ilusão de uma ...