A loucura individual recebe muito menor compreensão do que a colectiva: Ah...mas o meu amigo...está a escapar-lhe uma quantidade de factores políticos, sociais, culturais..enfim...
Existem alguns topoi escorregadios, como o caso das seitas, apresentados como de loucura colectiva. Pois, mas vai-se a ver e existe sempre um chefe maléfico, hipnotizador ou adivinhador da chave do euromilhões. E depois... aqueles seguidores...óbvio que tinham uma aduela a menos...
O foro de Melgaço previa a multa de de trezentos soldos para o vizinho de outra comunidade que prendesse um dos seus, mas restringia a cinco soldos a compensação a pagar pelo homem de Melgaço que prendesse alguém de outra terra. Mattoso recupera o documento ( num livro fabuloso, mas isso não é para agora) do século XII. Se aplicássemos uma grelha individual diríamos que os de Melgaço eram dados à vesânia, não diríamos?
A restrição da loucura ao indivíduo, isentando a comunidade de igual pecadilho, parece contrariar a fábula da psicologia de massas. A história do Freitas, cidadão exemplar toda a semana que vai aos domingos atirar o sapato a um fiscal de linha que não conhece de parte nenhuma porque a claque o influenciou. Aqui já é de bom tom atribuir ao colectivo alguma pancada na mola. Mal.
O Freitas talvez seja o Freitas precisamente naquele instante. Toda a semana atura a sogra, o trânsito, o patrão, o ranho dos garotos. Naquela hora e meia, anónimo no meio do maralhal, pode finalmente ser o que é. No fundo sabemos isto muito bem. Os ingleses acabaram com o holliganismo proibindo indivíduos específicos de entrar nos estádios. A loucura colectiva perambula por outros matos.
Imaginemos a reunião de Wannsee - na
qual as câmaras de gás mostraram ser uma solução melhor do que a
deportação dos judeus para Madágascar - ou um dia no Perm 36 ( o
ITK-6 camp), uma estância dos Urais à beira da Sibéria. Megatoneladas
de análise política, justificações de todo o género, indignações
justíssimas. Agora...diagnósticos psiquiátricos? Nem pensar.
( depois lá irei a algumas causas deste duplo padrão)
( depois lá irei a algumas causas deste duplo padrão)
Comments
Post a Comment